Busque outras postagens!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Coluna do Sassi

0 comentários

Se beber, não voe
Herdeiro de um império, a Companhia Müller de Bebidas – fabricante da mais popular cachaça brasileira, a Caninha 51. Marcelo Müller, 33 anos, morreu em trágico acidente na queda de um helicóptero em Bertioga (litoral de São Paulo), logo após decolar de um dos mais badalados condomínios de Guarujá, o da Praia de Iporanga.

Se beber, não voe
Estavam no helicóptero o empresário, sua mulher, a filha de 2 anos de idade, a babá e o piloto. Todos morreram. A criança, segundo consta, com febre e quadro de diarréia, necessitava de cuidados médicos. Os pais, em desespero, optaram por requisitar o apoio do Campo de Marte (SP) para que um helicóptero os transportasse a hospital em São Paulo.

Se beber, não voe
No condomínio Iporanga, mansões chegam a custar entre 2 milhões e 10 milhões de dólares, certamente há atendimento médico de urgência a emergência, a exemplo de outro condomínio de Guarujá – Jardim Acapulco, no qual até ambulância UTI fica à disposição dos proprietários, além de equipe médica sob o comando do doutor Nelson Vigna.

Se beber, não voe
Em Guarujá (Brasil/SP) há médicos competentes, clínicas, hospital (Santo Amaro), anexos do Ana Costa e Santa Casa, ambos de Santos, que poderiam dar atendimento adequado à criança com febre e diarréia, sem necessidade de transportá-la à capital São Paulo.

Se beber, não voe
Nada como um soro caseiro – água, sal e açúcar para estancar a diarréia, além – aí fica por conta do médico – remédio para baixar a febre. Helicóptero não consta da receita nem da bula.

Se beber, não voe
Nada, também, como consultar um caseiro, a empregada doméstica da luxuosa casa do condomínio Iporanga, os funcionários do próprio local, ou chamar um taxista pelo 0800.151977 para lhes dar orientação e destino, aqui mesmo em Guarujá. Detalhe: só não tem atendimento adequado – médicos pediatras - nos plantões do sistema de saúde pública local. Aí, a culpa não é do piloto, nem do helicóptero, mas da prefeita Maria Antonieta de Brito que, na passagem de ano anterior foi – de helicóptero – comer camarões e tomar finas bebidas em Angra dos Reis (Rio de Janeiro) a convite de um empresário que tem festejados contratos com a prefeitura de Guarujá.   

Se beber, não voe
Com perdão da frase ‘Se beber, não voe’, parafraseando o recado genial ‘Se beber, não dirija’ que tem salvado centenas de pessoas em todo o país, peço, novamente, desculpa e perdão – além de orar pelos mortos do fatídico acidente do helicóptero. Aos familiares das vítimas, minha tristeza.


·    Roberto Sassi é jornalista

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites