Busque outras postagens!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ARTIGO

0 comentários


Porque arregaçar as mangas
Pelos números em poder da prefeitura, Guarujá vive uma epidemia de exclusão social. São 140 mil pobres, entre os quais 40 mil em estado de extrema miséria, para uma população total de 308 mil pessoas. Metade vive abaixo dos níveis aceitos pela Organização Mundial da Saúde. O quadro é caótico e nos impõe ações que superem vaidades ou ambições pessoais. A gravidade dos números contrasta com a abnegação demonstrada por todos aqueles que já arregaçam as mangas, em seu cotidiano, para tentar diminuir os efeitos pernósticos de tanta miséria.
Os impressionantes dados foram revelados nesta semana pelo assistente social Edimilson da Silva Correa, titular da Diretoria Municipal de Proteção Social Especial. Em emocionado relato ao Programa Assunto Cidade (GuaruTV e TV Ilha do Sol), o professor de filosofia Edimilson defende que a cidade se una para tentar amenizar um problema que é de todos. As estatísticas também apontam que há cerca de 600 pessoas morando na rua, a maioria delas por conta do envolvimento com drogas ou álcool. São pessoas invisíveis, para as quais muitos preferem virar o rosto e não enxergar, mas que integram um caldeirão social prestes a explodir.
O jornalista norte-americano Leo Huberman, autor da História da Riqueza do Homem, tentou explicar, em 1986, como as fortunas se concentraram nas mãos de poucos, a partir dos grandes movimentos perpetrados pela civilização, como a exploração do ouro pela coroa portuguesa em nosso solo, por exemplo. Mas, os cientistas de hoje já comprovaram que o ouro e outros metais nobres se fundiram à estrutura de nosso planeta a partir da atração exercida sobre estrelas mortas. Só por isso, já valeria a pena arregaçar as mangas.
Valdir Dias
Jornalista

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites