Busque outras postagens!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Secretário descarta esgoto na Enseada, mas admite despejo no Perequê, em Guarujá

3 comentários
De A Tribuna On-line

Após a denúncia da internauta de A Tribuna On-line, Cibele Tsuck, sobre um possível despejo irregular de esgoto na praia da Enseada, a Prefeitura de Guarujá e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se mobilizaram para verificar o possível problema. Depois de vistorias, conclui-se que a tubulação de descarte é proveniente de uma rede de águas pluviais que cobre o Morro do Maluf. 

"Fomos até lá e vistoriamos. Não encontramos nenhuma irregularidade", garante o secretário de Meio Ambiente da Cidade, Élio Lopes. Segundo ele, a cor escura da água é proveniente de sujeira das ruas, já que essa rede não atende aos dutos de esgoto das casas. "O grau de contaminação é mínimo e não influencia na balneabilidade da praia", garante o chefe da pasta. 

Ainda de acordo com o Lopes, a preocupação levantada era de que nessa rede pluvial houvesse alguma ligação de moradias irregulares. "Não detectamos isso. Mas, se de fato ocorresse, não poderíamos fazer nada. O certo é tirar essas pessoas e levá-las para conjuntos habitacionais", diz, ao afirmar que a praia da Enseada não é "contaminada".

"Temos esse problema no Perequê. Lá é uma praia que sempre está com bandeira vermelha (imprópria para o banho) devido às moradias irregulares, cujo descarte dos dejetos ocorre lá", explica. Diferentemente da praia vizinha, o secretário admite que no local existe "certo grau de contaminação" para as pessoas. 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também foi consultada. Em um novo posicionamento, a Sabesp esclarece que, diante da denúncia da internauta de A Tribuna On-line, realizou vistorias na praia da Enseada, em Guarujá, onde não foi constatada a presença de qualquer lançamento irregular de esgoto. 

A companhia reafirma o posicionamento da Prefeitura, de que o efluente presente no local apontado é proveniente da galeria de águas pluviais (chuvas) e que estas, ao escorrerem pelas ruas e sarjetas a caminho das tubulações, carregam junto todo resíduo descartado nas vias públicas, que seguem até desaguar nas praias, gerando a poluição difusa ao meio ambiente.

Vale informar ainda que o sistema de drenagem não é de responsabilidade da Sabesp. A empresa informa ainda que a Enseada é coberta pela rede de coleta de esgotos domésticos. Todo esgoto produzido é encaminhado para tratamento adequado na ETE Vila Zilda e destinado para dispersão no Emissário Submarino localizado no bairro. 

A Sabesp se coloca à disposição da população para esclarecimentos e recebimentos de denúncias de descartes indevidos de esgotos por meio de sua Central de Atendimento Telefônico Gratuito, pelo número 0800 055 0195. A Central funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Não esquece

Em janeiro de 2011, o que era uma reclamação comum de frequentadores das praias, ambulantes e quiosqueiros, foi confirmado pela Prefeitura: há esgoto em duas praias de Guarujá: Enseada e Pitangueiras. A Administração Municipal, na época, aplicou duas multas à Sabesp, no valor total de R$ 303 mil, por causa de "extravasamento de esgoto para a rede de água pluvial", que desemboca nas praias.


3 Responses so far.

  1. Unknown says:

    A situação do esgoto na praia da Enseada continua e o mau cheiro não nega que se trata de ESGOTO. Essas águas que cortam a praia da enseada fedem muito.
    Levei 2 Americanos para minha casa na Enseada e ao caminhar pela praia fiquei muito constrangido pelo mau cheiro.
    É VERGONHOSO.

  2. christine says:

    Estou decepcionado com a praia da enseada no Guarujá, essa justificativa da matéria não dá para acreditar, estive lá na passagem de ano e este pequeno córrego da foto da matéria acima tem um mal cheiro horrível da para sentir do calçadão o cheiro de esgoto, tomem muito cuidado com este local.

  3. christine says:

    Estou decepcionado com a praia da enseada no Guarujá, essa justificativa da matéria não dá para acreditar, estive lá na passagem de ano e este pequeno córrego da foto da matéria acima tem um mal cheiro horrível da para sentir do calçadão o cheiro de esgoto, tomem muito cuidado com este local.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites