Busque outras postagens!

domingo, 9 de junho de 2013

Em Guarujá, falta de leitos em hospitais, obriga pais a segurar filhos nos braços

0 comentários
Do G1 Santos

Moradores de Guarujá, reclamam que a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Dr. Matheus Santamaría, conhecida como Pam da Rodoviária, está sem leitos para atender crianças que precisam ficar internadas no local. Funcionários da saúde dizem que existem vagas em outras unidades da cidade, mas faltam pediatras para atender nos plantões.
O filho do segurança Thiago Teixeira Caetano está, desde quinta-feira (5) internado por conta de uma pneumonia, mas teve que ficar no colo dos pais por falta de leitos. “Nós esperamos três dias para ter pelo menos um berço. A criança tinha que ser trocada e receber medicamentos no colo, porque não tinha espaço”, conta.
Thiago tirou fotos de outras mulheres nas mesmas condições, tendo que segurar os filhos nos braços. Aparecida Maria Tibúrcio testemunhou a situação. “Eu vi criança deitada no colo da mãe, ela sentada na cadeira e a menina deitada por cima”, relata.
A unidade de saúde, que fica na Avenida Santos Dumont, no bairro Santo Antonio, tem oito leitos para crianças. Até o início da tarde deste sábado (8), 17 crianças estavam internadas no local. Gilda Barbosa Santos teve que esperar para conseguir um leito para seu filho. “Cheguei ontem (7) aqui e só hoje arrumaram uma vaga. Enquanto esperava, ele ficou no meu colo”, explica.

Quatro crianças foram transferidas com as mães para o Hospital Santo Amaro. “É um desrespeito muito grande com os moradores de Guarujá. A gente está pagando um imposto muito caro. A prefeitura fica na frente do posto de saúde, mas a administração está de costas para a população”, lamenta Thiago.

A Secretaria de Saúde de Guarujá informou que neste período do ano há uma incidência maior de problemas respiratórios em crianças, e a procura pelas unidades de saúde aumenta. A secretaria garante que todas as crianças foram atendidas.



Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites