Busque outras postagens!

segunda-feira, 18 de março de 2013

ARTIGO

0 comentários
Que Estado é esse?
(Zoel Siqueira)

Amigos e amigas, acompanhando os noticiários dos últimos dias em nossa região, eu fui obrigado a me questionar, questionamento esse que deu origem a esse texto: Que Estado é esse? Quando falo em Estado estou me referindo as três esferas: municipal, estadual e federal.
Por que me fiz esse questionamento? Pelos seguintes fatos ocorridos em nossa região:
  • Mais um cidadão foi assassinado próximo ao túnel da Vila Julia, no município de Guarujá, e não apareceu nenhuma autoridade para acompanhar a reportagem feita no local.
  • Ocorreram novos engarrafamentos em nossa região e principalmente na rodovia Cônego Domênico Rangoni, o trafico ficou parado pois as três pistas que se dirigem para o porto do Guarujá (eu me nego a chamar de margem esquerda do porto de santos), ficou tomada por caminhões e nenhuma autoridade apareceu para explicar o caos.
  • Nesse final de semana a chuva voltou a castigar a nossa região e principalmente a população de Cubatão sofreu novamente em razão do descaso do poder público em não cumprir  a constituição federal de garantir moradia digna para a população. E mais uma vez, ninguém apareceu para explicar o caos gerado pela tormenta do ultimo domingo.

Meus caros, não podemos deixar de citar que o nosso poder público foi extremamente eficiente, inclusive um rápido poder judiciário e um grande contingente da policia militar do Estado de São Paulo bem armados (estou falando de um caso social e não de crime ou assalto), na desocupação de moradias invadidas por desabrigados das enchentes de Cubatão, que foram construídas exatamente para esse fim, nos bairros de água fria e pilões, no mesmo Município. Portanto, para a reintegração de posse o Estado funciona que é uma beleza, mas, para garantir a segurança próximo ao túnel da Vila Julia no Guarujá não existe recursos humanos; não existe recursos humanos para controlar o trânsito na rodovia Cônego Domênico Rangoni; também não existe recursos humanos para expulsar desabrigados das enchentes de Cubatão de moradias que foram construídas exatamente para esse fim, o Estado conta com a rapidez do judiciário e um grande contingente da polícia militar “armados até os dentes”.
E por isso que eu volto a me questionar: Que estado é esse?     


Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites