Busque outras postagens!

segunda-feira, 18 de março de 2013

EDUCAÇÃO

0 comentários

Redações com nota máxima no Enem têm erros como "enchergar" e "trousse"


Redações que receberam nota máxima na avaliação do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) tinham erros de ortografia, como "rasoavel", "enchergar" e "trousse", informou o jornal carioca "O Globo". As "melhores" redações do Enem têm erros de ortografia, concordância verbal, acentuação e pontuação.
 
O jornal recebeu cerca de 30 textos enviados por candidatos que receberam nota 1.000, comprovadas pelo MEC (Ministério da Educação). 

Para obter pontuação máxima, os candidatos deveriam, de acordo com o "Guia do participante: a redação no Enem 2012", atender plenamente a cinco competências, inclusive "domínio da norma padrão da língua escrita". Pelo manual do MEC, desvios gramaticais mais graves, como ausência de concordância verbal, deveriam excluir a redação da pontuação máxima.

Segundo o jornal "O Globo", os textos recebidos tinham problemas de acentuação em palavras como indivíduo, saúde, geográfica e necessário, além de algumas frases não terem ponto final.

Em uma das redações analisadas, o candidato erra duas vezes a concordância. Escreve, por exemplo, "essas providências, no entanto, não deve (sic) ser expulsão". O estudante conjuga ainda o verbo haver, no sentido de existir, no plural: "É fundamental que hajam (sic) debates".

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou ao jornal carioca que uma redação nota máxima pode apresentar alguns desvios nas competências avaliadas. Segundo a nota enviada ao jornal "O Globo", "um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa".

Veja algumas pérolas do último Enem

A capital da Argentina é Buenos Dias
Os Estados Unidos tem mais de 100.000 km de estradas de ferro asfaltadas
Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio
A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva
Na verdade nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aedes Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil
Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos
O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes
Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta
A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes
O Brasil não teve mulheres presidentes, mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites