Busque outras postagens!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeitura determina fechamento da Cidade para caminhões

0 comentários

Codesp foi notificada por falta de ordenamento no Porto de Guarujá



Na tarde desta quarta-feira (27), o Gabinete de Gestão de Crise determinou o fechamento das entradas da Cidade para caminhões, com a intenção de dar fluidez ao tráfego na área municipal e desafogar uma das principais vias da Cidade, a Avenida Santos Dumont.

A Cidade permanecerá fechada até que o volume de caminhões volte ao normal, tanto na Avenida Santos Dumont, como na rodovia Cônego Domênico Rangoni. O objetivo é que as empresas portuárias trabalhem dentro de sua capacidade operacional, evitando a formação de filas que prejudicam o trânsito e a população.

A Prefeitura enviou equipes de fiscalização e trânsito, para notificarem as empresas responsáveis por filas extensas de espera. Ontem, a Cutrale, que comunicou o recebimento de 224 veículos, recebeu 330, ou seja, 106 a mais do que o informado, o que deflagrou uma nova crise.
  
Na terça-feira, 26, técnicos da Prefeitura se reuniram com representantes de empresas portuárias e retroportuárias, Codesp e Guarda Portuária, na ocasião, foram definidas e reforçadas uma série de ações para dirimir a crise. Dentre elas a limitação dos caminhões com destino às empresas, que já estava acertada, cujo descumprimento está sujeito a multas. Além disso, a Codesp estabelecerá os limites operacionais de cada terminal na área do Porto Organizado.  Já o Governo do Estado, por meio da Ecovias, deverá solucionar o problema no tráfego da Rodovia Conêgo Domênico Rangoni. 

Em caso de necessidade, a Guarda Portuária/Codesp e a Secretaria de Defesa e Convivência Social deverão acionar a Cesportos e Autoridade Portuária para assumir as questões de segurança pública dentro da área do Porto Organizado.  A Prefeitura continuará a fazer gestões junto às demais autoridades de Segurança Pública para garantir a ordem do sistema viário nas áreas urbanas.

A Codesp se comprometeu a apresentar um cronograma de execução dos viadutos da Perimetral, que está atrasado. A estatal ainda tem que se manifestar sobre área já solicitada, em caráter provisório e emergencial, para estacionamento, com capacidade para 450 caminhões. A Prefeitura publicará a relação de Guardas Portuários/Codesp que passarão a atuar como agentes fiscalizadores de trânsito na área do Porto Organizado.

Os problemas com o número excessivo de caminhões que se dirigem ao porto começaram dia 20, quando as filas atingiram cerca de 10 km. O congestionamento marcou o início do período de embarque da safra de grãos, que este ano teve um aumento de 11,3%, devido ao clima favorável e inovações tecnológicas, passando de 166 milhões para 185 milhões de toneladas, segundo o IBGE.


Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites