Busque outras postagens!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ARTIGO

0 comentários

O calor e a pressão arterial-
Dr. Antonio Mendes Neto-

A população tem uma ideia dominante que o calor eleva a pressão. O que ocorre é exatamente o oposto. Quase 90% das pessoas apresentam redução dos seus níveis pressóricos nesta época do ano, em especial os idosos e aqueles com pouca massa muscular.

O calor dilata os vasos, levando a uma redistribuição dos líquidos de nosso organismo, levando a uma redução da tensão que os mesmos exercem sobre estes vasos (artérias principalmente e veias).

A orientação é sempre aumentar a ingestão de líquidos, dando preferência aqueles que repõem também os eletrólitos, tais como Gatorade e similares além da água de coco.

IMPORTANTE: não ingira mais sal, nem azeitonas ou coisa do tipo. As necessidades diárias de sal de um organismo gira na faixa de 2,4 gramas. Estudos sobre as preferências dos brasileiros quanto ao sal, indicam uma ingestão diária de 9 gramas.
Portanto já consumimos sal mais de 3 x mais do que necessitamos.

Caso você ou alguma pessoa próxima a você esteja apresentando sintomas que se julguem ser de pressão baixa, coloque esta pessoa deitada no chão e erga suas pernas cerca de 30 a 45º. A natureza reservou, em média, meio litro de sangue em nossas pernas para situações de urgência. Quando você eleva as pernas este volume vai para a circulação e na imensa maioria dos indivíduos o mal estar desaparece.

Não pratique atividade física em horários de muito calor, de preferência a períodos anteriores as 9 horas da manhã ou então após as 18 horas.

Não fique exposto ao sol por tempo excessivo, principalmente na praia. Tem gente que vai a praia e fica 40 minutos ou mais deitado e quando levanta o mundo todo roda e muitas vezes desaba no chão. Não faça isto.

Use as roupas mais frescas e claras que você tiver.

Outro cuidado importante é com a medida de pressão. Aparelhos de punho tem um alto índice de erro e recomendações recentes de entidades científicas desaconselham seu uso. Caso você queira ter um aparelho, compre um digital de braço com selo do INMETRO estampado na caixa.

Pessoas magras, com braço estreito e principalmente mulheres jovens tem níveis de pressão entre 90/60 e 110/70 (ou 9 por 6 até 11 por 7). ISTO NÃO É PRESSÃO BAIXA.

Em caso de dúvidas procure sempre a orientação de um médico e neste assunto em particular de um cardiologista. http://cardioneto.com.br/

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites