Busque outras postagens!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

12 equipes procuram por pescadores desaparecidos em Guarujá

0 comentários



Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Marinha e do Exército fazem os trabalhos de busca, desde a manhã desta segunda-feira, aos três pescadores desaparecidos no mar de Guarujá. Se não bastasse a mobilização das autoridades, amigos das famílias, proprietários de embarcações de recreio, também auxiliam nos trabalhos para tentar localizá-los. Pelo menos 12 grupos fazem a varredura.

"Estamos focados no resgate e trabalhamos com todas as hipóteses, inclusive a de eles ainda não terem naufragado", explica o tenente do GBmar Ronnie Mesquista, que coordena os trabalhos. As buscas por parte dos Bombeiros acontecem com dois botes, com o navio Governador Fleury, com uma lancha e com o helicótero Águia 5, que sobrevoa toda a região de Itanhaém (Litoral Sul) à Barra do Una (Litoral Norte).

No final da manhã, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), da Marinha do Brasil, colocou uma equipe, em uma lancha, no mar. Em seguida, surgiu a informação de que soldados da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, localizada na Praia do Guaiúba, em Guarujá, foram mobilizados para fazer uma varredura na mata que fica entre a Ilha das Palmas e as redondezas do quartel, pertencente ao Exército Brasileiro. 

Ainda de acordo com o tenente Mesquita, as buscas foram iniciadas ainda na noite de sábado e intensificadas no domingo. "A ocorrência chegou para a gente às 20 horas (do sábado) e só fomos parar na madrugada. Não sabemos se estão em alto mar ou na costa, mas as buscas foram ampliadas e vamos achá-los". O tempo aberto e as boas condições marítimas facilitam os trabalhos em toda a Baixada Santista nesta segunda-feira. 

Somando-se às seis equipes dos Bombeiros, da Marinha e do Exército, outros seis barcos, pertencentes a amigos dos desaparecidos, estão percorrendo toda a área onde os rapazes costumam pescar. De forma autônoma, eles ajudam nos trabalhos. A Tribuna On-line apurou ainda que na Frequência 21, linha de emergência de rádio, há avisos constantes sobre o desaparecimento dos três pescadores.



Família

Os três são amigos e velhos conhecidos do mar. Robson Sanches, de 29 anos, Petterson Fernando, de 25, e Bruno Oliveira, de 26 anos, saíram para pescar no último sábado. Eles trabalham em um estaleiro, em Guarujá, e nas horas vagas, segundo familiares, aproveitam para pôr em prática uma grande paixão: a pescaria. 

"Achamos que a rede de pesca pode ter virado o barco, mas eles sabiam o que estavam fazendo", comenta o cunhado de Robson, Rogério Benvindo. Segundo ele, era comum que o trio saísse nos finais de semana de folga para pescar nas cidades da região. "Temos a certeza de que eles não foram para Praia Grande. Desta vez, ficariam em Guarujá". O pescador é casado e tem um filho de 7 anos. 

A esposa de Peterson, Regiane dos Santos, conta que conseguiu contato com o marido no final da tarde de sábado. "Eram 17 horas quando consegui falar com ele. A ligação estava ruim, mas o Bruno me contou que já estavam voltando para Guarujá". Uma hora depois, ela fez várias outras tentativas, mas em nenhuma obteve sucesso. De todos, ele é o único que é de Praia Grande. 

Já o irmão do Bruno, Yago dos Santos, acredita no naufrágio do pequeno barco de alumínio que levava dos três amigos. "Eles sabiam nadar. Talvez tenham sofrido um acidente e ido em direção à mata próximo ao batalhão do Exército", disse. Ele se refere à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, localizada no Guaiúba, em Guarujá. Uma equipe de soldados se juntou às buscas. Bruno tem um filho de 4 anos.



Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites