Busque outras postagens!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Falando de Copa 15

0 comentários


Por Yuri Coghe

Campeões
O Brasil garantiu o título da Copa das Confederações após derrotar a Espanha por 3x0 na noite de ontem. O primeiro gol saiu cedo, no segundo minuto da partida. Fred, mesmo caído, abriu o que seria uma surpreendente goleada da seleção. O camisa 9 ainda marcou outro. O segundo gol foi de Neymar.

É tetra
Com a taça, o Brasil se torna o primeiro país a ser campeão de algum torneio de seleções masculinas principais da Fifa por três vezes seguidas. O tetracampeonato aumenta a liderança da seleção na contagem de títulos da Copa das Confederações. A França é a segunda, com duas conquistas.

Irreconhecíveis
Não era de se esperar o domínio brasileiro pra cima da atual campeã do mundo. A Espanha não conseguiu imprimir o seu consagrado estilo de jogo, e parou na vontade e organização brasileira. Assustando poucas vezes, a fúria foi controlada por uma equipe madura do Brasil, que impediu a Espanha de somar 30 jogos seguidos sem perder.

Pra derrubar
O Brasil ainda derrubou outros tabus da seleção espanhola. A derrota da fúria foi a primeira em competições oficiais desde o 1x0 para a Suíça, na primeira rodada da última Copa do Mundo. Os gols brasileiros também foram os primeiros tomados em mata-mata pela Espanha desde a semifinal da última Copa das Confederações, contra os Estados Unidos.

Troca de favores
Enquanto o jogo estava 1x0, David Luiz salvou o Brasil de tomar o empate quando Pedro, atacante espanhol, tirou de Júlio César, dando endereço certo a bola. O zagueiro, que impediu de maneira heroica o gol dos europeus, disse ter salvado Júlio César, assim como fez o goleiro quando defendeu o pênalti cometido pelo camisa 4 na semifinal contra o Uruguai.

Para esquecer
Quando o placar já estava definido, a Espanha teve a melhor chance de sair do zero, no pênalti que Marcelo ofereceu aos adversários, após falta em Navas. Sergio Ramos, contudo, perdeu a cobrança e a chance do gol de ouro dos espanhóis. Pique, seu companheiro de zaga, também vai tentar esquecer a partida, após ser expulso por parar Neymar próximo de sua área.

Mais troféus
Como melhor jogador da Copa das Confederações, Neymar faturou a bola de ouro do torneio. Iniesta ficou com a de prata e Paulinho, com a de bronze. Na artilharia, Fernando Torres recebeu a chuteira de ouro, apesar de ter a mesma quantidade de gols de Fred, que ganhou a de prata. Neymar conquistou a de bronze. Júlio César foi luva de ouro, prêmio dado ao melhor goleiro da competição. Casillas ergueu o troféu Fair Play, que ficou com a Espanha.

Preliminar
O experiente goleiro Gianluigi Buffon brilhou pela Itália na decisão do terceiro lugar, após a necessidade de prorrogação e pênaltis para definir o vencedor do confronto. Defendendo três cobranças uruguaias, Buffon garantiu a melhor colocação da Itália na história da Copa das Confederações.

Apita o juiz

O ''Falando de Copa'' agradece aos leitores por acompanhar as atualizações diárias sobre a Copa das Confederações de 2013. Convidamos os internautas para acessar o ''Toque de Bola'', que conta com artigos semanais sobre esporte.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites