Busque outras postagens!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Câmeras registram ação de vândalos em comércios de Guarujá

0 comentários


Comerciante diz já ter sido vítima de assalto diversas vezes.
Polícia Militar pede que população auxilie fazendo denúncias.


A região de Vicente de Carvalho, em Guarujá, no litoral de São Paulo, sofre com um problema sério, a falta de segurança para o comércio, que é tão importante para a economia da cidade. Por conta da violência, os comerciantes estão sem saber para quem pedir ajuda, principalmente aqueles que trabalham nas imediações da Praça 14 Bis. Câmeras de monitoramento registraram a ação de vândalos destruindo um comércio da área.
Na Avenida Thiago Ferreira, a principal de Vicente de Carvalho, há lojas de roupas, calçados, eletrônicos e alimentação, com os preços mais populares de Guarujá. Mas, há poucos dias, câmeras de monitoramento registraram uma situação que não é novidade para quem tem comércio no bairro. Um grupo de jovens usa a força para tentar arrombar uma loja de equipamentos de fotografia.
Os vândalos ficaram no local por quase dez minutos e não se intimidaram com o movimento de carros. Nas imagens, é possível observar que eles vão e voltam várias vezes, dão pontapés e se jogam contra a porta de aço. Usam até uma barra de ferro. Nas imagens, ainda é possível ver que também há crianças no meio do grupo. Eles quebram a câmera do circuito de segurança e depois a da própria loja. O comércio que aparece nas imagens funciona há mais de 40 anos. Os vândalos só não coseguiram entrar porque o dono da loja tem três portas que estão reforçadas com barras de ferro. Ele tomou essa atitude depois de ter sofrido vários assaltos e arrombamentos.

O comerciante Wlamir Martinelli Ramos ficou sob a mira de um revólver três vezes. Ele diz que praticamente todos os amigos da avenida foram roubados. Conta ainda que alguns comerciantes que ele conhecia morreram em assaltos. “Você não tem segurança durante o dia, tem que trabalhar com segurança na porta, e a madrugada também não tem mais segurança agora. Você vai para casa e não sabe como vai encontrar sua loja no dia seguinte”, diz o comerciante.
As estatísticas do comércio apontam seis arrombamentos só no mês de junho. Já a Secretaria de Segurança do Estado tem registro de 451 ocorrências de roubo na delegacia responsável pela área. Um aumento de 62% em comparação com o mesmo período do ano passado. ”O comércio hoje já caiu em torno de 50%, e se continuar assim, eu tenho certeza que em pouco tempo vão fechar as portas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarujá, Olivan Belarmino da Silva.
Por meio de nota, a Polícia Militar afirma que faz rondas diárias pelo local e que, além de policiais nas viaturas, em bicicletas e motocicletas, mantém uma base comunitária na Praça 14 Bis e realiza operações especiais no local. Quanto à reclamação de vandalismo durante os eventos na praça, a polícia esclarece que é um grupo pequeno e que estão investigando para que haja a identificação e a prisão dessas pessoas. A Polícia Militar pede ainda para quem tiver informações, entrar em contato com a polícia através dos telefones 190 e 181, sem se identificar.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites