Busque outras postagens!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ARTIGO

0 comentários
Sopa de letrinhas
(Clara Gurgel)

A cidade de Guarujá foi uma das primeiras a apresentar, há dois anos, o PLDS (Plano Local de Desenvolvimento Sustentável), através da implantação da Agenda 21. Plano esse que, diga-se de passagem, foi até muito bem elaborado, trazendo uma visão abrangente dos problemas da cidade e possíveis soluções.
Guarujá está também no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania). “O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.”
Na educação, como representante regional da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, associação civil que tem como objetivo “articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social”), temos a nossa Secretária de Educação.
O Instituto MBC( Movimento Brasil Competitivo) também presta auxílio luxuoso ao Governo Municipal e, dentre outras diretrizes, em março, apresentou um plano de combate à criminalidade com duração de 120 dias.
Estamos também na AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista), que trabalha em conjunto com a CONDESB (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) e que, inclusive, foi presidido pela Prefeita do Guarujá no ano passado.
Podemos contar ainda com a participação do município na FNP (Frente Nacional de Prefeitos), onde, recentemente a Prefeita do Guarujá foi eleita a vice-presidente de gestão pública e finança
Não há como contestar que, sem dúvida, todas essas parcerias são importantes para a cidade, mas quando começo a observar essa “sopa de letrinhas”, PLDS, PRONASCI, UNDIME, MBC e faço um parâmetro com a realidade que me cerca, fico me perguntando em que lugar do Guarujá essa estrutura e suporte, tão idealizados por milhares de municípios, estão sendo utilizados, já que patinamos no caos e abandono.
A verdade é que parecemos um grande bolo com uma linda cobertura de pasta americana, mas com a massa feita de farinha de segunda, e onde o recheio é pura MARMELADA. Preparem o antiácido porque a indigestão é certa! Só não vê quem não quer...

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites