Busque outras postagens!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Viaduto de acesso ao porto será entregue no próximo dia 5

0 comentários
O elevado fará com que os caminhões que chegam a Vicente de Carvalho, pela Rua do Adubo entrem na área da Docas passando sobre a linha ferroviária.

O viaduto construído para eliminar o conflito rodo-ferroviário na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto será entregue no próximo dia 5. Mais de quatro meses atrasada, a obra integra a fase 1 da Avenida Perimetral de Guarujá, que será finalizada até a primeira quinzena de junho.

O andamento do projeto nesse trecho do Porto foi anunciado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, ontem, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “A ligação será direta, dando maior fluidez ao tráfego naquela região”, disse.

O elevado fará com que os caminhões que chegam a Vicente de Carvalho, pela Rua Idalino Pinês (Rua do Adubo), entrem na área da Docas passando sobre a linha ferroviária que atende o Porto. A via terá mão dupla, será acessada na Avenida Santos Dumont (onde ficam os terminais) e desembocará na rotatória que distribuí os veículos às instalações marítimas.

Mas ainda não é dessa vez que será eliminado, definitivamente, o cruzamento entre o tráfego urbano e o do complexo portuário. Caminhões terão que aguardar no semáforo da Rua do Adubo a chance de passar pela Avenida Santos Dumont, por onde trafegam milhares de veículos diariamente.

“Em junho vamos inaugurar as pistas da Fase 1 (da Perimetral), que ficarão paralelas às linhas do trens”, garante o presidente da Docas. O atraso na entrega das faixas, segundo ele, ocorreu em razão das chuvas do início do ano. A obra deveria ser entregue junto com o viaduto.

Mesmo assim, explica Barco, a solução do gargalo viário da Margem Esquerda só ocorrerá quando a Fase 2 da Perimetral for entregue – o que deve acontecer em dois ou três anos, prevê. A licitação para viabilizar o projeto básico dessa etapa será aberta até o fim do mês.

Jurídico
O novo acesso viário à zona portuária de Guarujá, que será construído pelos terminais portuários ao custo de R$ 1,5 milhão, também está previsto para ser entregue em junho. A via será implantada em partes de terrenos da Dow Química e do Grupo Fassina, que serão alugadas pelos empresários por R$ 60 mil mensais.

Apesar dessa obra ser coordenada pela Associação Comercial de Guarujá, a Codesp, segundo o presidente Renato Barco, poderá fazer consultoria jurídica para auxiliar no processo. “Queremos apenas ajudar. Ela será decisiva para segregar os caminhões que acessam o porto”, comenta.


Com 600 metros de extensão, a via ligará a Rodovia Cônego Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. E desembocará no final do primeiro trecho da Perimetral, cujas pistas ainda passam pelo processo de terraplanagem. “Temos a preocupação de fazer com que esse acesso provisório seja construído no mesmo trecho da Fase 2 da Perimetral”, diz Barco.

A área da nova via, que será alugada, será desapropriada pela Docas durante a obra da avenida. (José Claudio Pimentel/ AT)

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites