Busque outras postagens!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Exército auxilia no combate à dengue em Guarujá

0 comentários

Soldados receberam treinamento para ajudar no trabalho dos agentes de combate às endemias


Para reforçar o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias, a Prefeitura de Guarujá conta agora com o apoio do Exército Brasileiro. Soldados receberam treinamento teórico e prático para aumentar o número de multiplicadores de orientação contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Cada soldado recebeu a orientação de um agente e, juntos, começaram a trabalhar em duplas nas residências, nesta etapa do treinamento. “O trabalho de prevenção é simples. Se todos tomarem uma iniciativa, ninguém vai correr o risco de ficar doente e, caso se torne um hábito, o controle do transmissor da dengue e a doença serão possíveis”, afirma o soldado Daniel Lisboa.

Mas, os agentes e os soldados têm alguns desafios para superar. Para conseguir fazer bem o trabalho, os soldados terão de conquistar a confiança dos moradores. Outro desafio é conseguir entrar na casa de alguns munícipes, que resistem ao trabalho de prevenção, pois os agentes não podem entrar sem o consentimento do responsável pela casa


Sobre o mosquito – O Aedes Aedypti é um mosquito doméstico de hábitos diurnos. A sua larva é depositada em água limpa e parada. Para conter a multiplicação do inseto é necessário checar todos os focos de água parada dentro de sua residência, como caixa d’água aberta, pratos que ficam nos vasos de plantas, bandeja da geladeira, pneus, calha, ralos e vaso sanitário aberto, entre outros objetos que podem acumular água.

Serviço – Em caso de suspeita de focos de criadouros de mosquitos de dengue, o munícipe pode denunciar pelo telefone do Disque-dengue (0800 779 800) ou no controle de Combate à Endemias (3341-6569) e ainda no e-mail dengue@guaruja.sp.gov.br.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites