Busque outras postagens!

terça-feira, 16 de abril de 2013

ARTIGO

0 comentários
Tacape neles!
(Roberto Sassi)

Quando lideranças indígenas ‘invadem’ o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, como aconteceu nesta terça-feira, é que o Brasil está começando a dar certo.
Pacificamente, mas com seus tacapes em punho, cantorias e vestidos com trajes de índio exigiam que os deputados não aprovassem nem comissão, nem alteração na Constituição Federal que delegariam – ao Congresso, o direito de remarcar as áreas indígenas.
Mesmo que não se concorde com a extensão destas áreas definidas por estudos antropológicos, por meio da Funai – Fundação Nacional do Índio, as lideranças indígenas não admitem que o assunto seja transferido para o Congresso Nacional.
Espera-se que sem alguma conotação ideológica ou eleitoral, um deputado – Chico Alencar e a ex-ministra e também ex-senadora Marina Silva bem definiram a questão:
Chico Alencar: “Os descobridores do Brasil é que invadiram e tomaram as terras da população indígena”.
Marina Silva referindo-se à Bancada Ruralista, que é tanto grande e influente quanto um devastador trator: “Eles querem passar o trator em cima das terras dos índios”.
Frases de efeito à parte, mesmo necessárias e justas, terras de índios pertencem aos índios. Terras de outras raças já foram conquistadas ao longo dos séculos.
Pela primeira vez eles ‘invadiram’ o plenário da Câmara Federal e, sem baderna ou tacapes ameaçadores mostraram que o Brasil pode e deve ser outro, apesar de alguns políticos corruptos e supostos ‘índios’ infiltrados no justo movimento.   

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites