Busque outras postagens!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Facebook de cara nova

0 comentários
A rede social mais popular do mundo apresenta seu novo visual
O Facebook apresentou nesta quinta-feira (7) o novo visual do site que, segundo Mark Zuckerberg, reflete as mudanças na forma como os internautas usam a rede social mais popular do mundo. A novidade vale tanto para a versão tradicional como para aquelas que rodam em celulares e tablets. Ela começará a ser implementada nesta quinta e, segundo a rede, o novo design chegará "de forma lenta, nas próximas semanas, nas versões web e mobile". A mudança chegará primeiro para iPhone e iPad e depois para aparelhos Android. 
"O newsfeed [feed de notícias, onde aparecem as atualizações] precisa refletir as mudanças, e o novo visual da página acompanha o desenvolvimento na forma como as pessoas usam o Facebook", afirmou Zuckerberg, cofundador e diretor-executivo da empresa.
Uma das principais novidades é a inclusão de diversos feeds temáticos para o usuário se informar sobre assuntos específicos (amigos, música, games e fotos, por exemplo). 
Se não quiser esperar, usuário pode se cadastrar no site e entrar em um "fila de espera" daqueles que querem migrar logo para a nova versão. 

Segundo Zuckerberg, os usuários antes priorizavam os textos. Hoje, cerca de 50% do conteúdo do site de relacionamentos está baseado em fotos e imagens. Além disso, as pessoas não querem seguir apenas seus amigos, mas também empresas, artistas e líderes mundiais presentes no site. 
Visual Julie Zhuo, diretora de design de produtos do Facebook, mostrou alguns exemplos de como o novo feed de notícias vai funcionar. "Com o novo design, no caso das fotos, elas vão parecer mais bonitas e imersivas. Assim você pode participar da experiência que seus amigos estão compartilhando", disse.
Em relação a notícias compartilhadas, o texto que acompanha a imagem da notícia ganhará um destaque lateral. Quando uma história for compartilhada, uma espécie de miniatura do perfil do usuário, com a imagem de capa, vai aparecer no feed.
Outra mudança feita pelo Facebook foi transformar o menu lateral em uma barra de ícones grandes. O usuário não verá mais descrito o menu Favoritos, Anúncios, Páginas, Aplicativos, Grupos, Amigos e Desenvolvedor. Esses tópicos continuam acessíveis, mas a partir das respectivas imagens no canto esquerdo da tela.

Feed "temático"A proposta é que o usuário tenha mais controle sobre o conteúdo visto na homepage – e também que não perca nada sobre seus assuntos favoritos. Por isso, serão criados diversos "feeds temáticos": amigos, música, games e fotos, por exemplo. Apesar disso, será mantida uma página de atualização como a usada hoje, onde todos os assuntos se misturam. 
O feed "All friends" mostrará todo o conteúdo de todos os amigos, para o usuário não perder nada do que essas pessoas postaram. Caso alguém goste de música, poderá fazer a mesma coisa com o feed "My music", pelo qual será possível acompanhar todo o conteúdo postado por seus cantores e bandas favoritos. O mesmo acontece com as atualizações de fotos, que ficarão todas reunidas em um único espaço. 
MobileChris Cox, vice-presidente de produtos do Facebook, falou sobre a experiência de uso do novo feed de notícias em dispositivos móveis. Segundo ele, não será necessário navegar para frente e para trás na homepage, como acontece atualmente, quando abrirmos algum dos posts com links para conteúdo externo ao Facebook. Um pequeno botão mostrará que existem novos posts para ver, sem que o usuário tenha de voltar para o topo da página. (UOL)

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites