Busque outras postagens!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Acessibilidade

0 comentários

Guarujá terá duas academias ao ar livre adaptadas para deficientes



Guarujá terá duas academias ao ar livre, adaptadas, para uso das pessoas com deficiência. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O convênio para implantação do “Espaço Vida Ativa”, nome dado ao programa foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e a prefeita Maria Antonieta de Brito, durante o Encontro do Governo do Estado de São Paulo com os Prefeitos Paulistas, realizado na semana passada, na Capital.

As academias serão instaladas em um prazo aproximado de 60 dias, na Praça dos Expedicionários – Pitangueiras, e na Rua Guilherme Guinle – Vicente de Carvalho. O projeto pretende atingir metas, como melhoria da qualidade de vida, favorecimento da reabilitação física, estímulo à prática de esportes em equipamentos adaptados, utilização do esporte como meio de promoção da inclusão social e o resgate e o estimulo da autoestima com foco na promoção da cidadania.

O Espaço Vida Ativa será contemplado com os seguintes equipamentos em cada local: máquina de tríceps, máquina de bíceps, máquina puxada alta, máquina supino vertical, máquina remada (sentado), máquina abdominal, máquina twist, máquina giro de punho, jogo de barras, jogo de barras paralelas e bicicleta de mão. 

A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e secretária–adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Angélica de Araújo Cruz, disse que a implantação dos equipamentos será uma ferramenta a mais para recuperação das pessoas com deficiência. “A academia adaptada é maravilhosa. É um instrumento que vai oferecer mais possibilidade de reabilitação e convivência social para esse público, porque poderão ampliar o círculo de amizade durante a prática das atividades”.
  
Diferente das academias ao ar livre, as primeiras que Guarujá adquiriu que não necessita de instrutor para os frequentadores se exercitarem, o Espaço Vida Ativa terá instrutor para auxiliar os munícipes durante as atividades. Este profissional será designado pela Secretaria de Esporte e Lazer.
     

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites