Busque outras postagens!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Detran vai usar SMS para avisar motorista com carteira vencida

0 comentários

O Detran (departamento de trânsito) de São Paulo começou a enviar nesta segunda-feira (25) mensagens de texto por celular para lembrar aos motoristas de todo o Estado quando renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)




De acordo com o Detran, o SMS informa a data de vencimento da carteira de habilitação e orienta o motorista a acessar o site do Detran para obter informações sobre como renovar o documento.

O motorista que quiser receber as mensagens deve se cadastrar no site do Detran para receber as mensagens. O condutor deve entrar na opção "Cadastre-se" ao lado direito da tela, dentro do quadro "Acesse os Serviços Eletrônicos". Na página seguinte, ele deve informar o número do CPF.

Um formulário deverá ser preenchido com o número de celular do motorista que deve clicar na opção "autorizo receber mensagens SMS". Para quem já é cadastrado no portal do Detran, basta informar o número do celular e autorizar o recebimento de mensagens de texto.

O SMS é enviado com até um mês de antecedência do vencimento da CNH. Com isso, o motorista terá aproximadamente 60 dias para renovar o documento, pois o Código de Trânsito Brasileiro permite que o condutor dirija com a habilitação vencida por até 30 dias.

O motorista que for flagrado dirigindo com o documento vencido há mais de um mês pode ser multado em R$ 191,54 e receberá sete pontos na carteira. Segundo o Detran, o condutor ainda terá a habilitação recolhida e o veículo retido --até que outro condutor habilitado compareça ao local da infração.

OUTROS SERVIÇOS

O Detran diz que ainda neste ano vai incluir lembretes via SMS para avisar o motorista sobre o mês de licenciamento do veículo e a pontuação na sua CNH. A expectativa do Detran é que, no total, sejam enviadas 6,5 milhões de mensagens de texto por ano, ao custo aproximado de R$ 1 milhão.

Desde junho de 2011, o Detran encaminha cerca de 50 mil cartas por mês com orientações aos condutores em processo de primeira habilitação que estão perto de trocar suas Permissões para Dirigir (concedidas pelo período de um ano) pelas CNHs definitivas.
Em junho de 2012, o Detran passou a enviar cartas também sobre o vencimento das CNHs. Até hoje, foram enviadas cerca de 2 milhões correspondências. (Agência Folha)

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites