Busque outras postagens!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Guarujá é a 5ª cidade da Baixada a decretar epidemia de dengue

0 comentários

Com 367 casos confirmados, Guarujá decreta epidemia de dengue.
A prefeitura de Guarujá decretou uma epidemia de dengue no início da tarde desta quarta-feira (3). A Vigilância Epidemiológica da cidade registrou 367 casos confirmados da doença. O município é o quinto da Baixada Santista a anunciar que se encontra em quadro de epidemia da doença.

O número é o resultado da análise dos últimos cinco dias, que contabilizou os atendimentos do feriado prolongado e do fim de semana. A situação epidêmica, em municípios com mais de 250 mil habitantes, é definida quando uma cidade atinge a incidência de 100 casos para cada 100 mil habitantes. A população estimada de Guarujá  é de 308 mil habitantes. Para o cálculo da situação epidemiológica, são contabilizadas as notificações que acontecem no período de 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013.

Além de Guarujá, as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão também anunciaram estado de epidemia de dengue. No Vale do Ribeira, os municípios de Jacupiranga, Registro e Juquiá também sofrem com a epidemia da doença.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a partir de agora o critério confirmatório para a dengue passa a ser clínico-epidemiológico. Ou seja, todos os pacientes que apresentarem doença febril aguda com duração máxima de sete dias, acompanhada de dois ou mais sintomas da doença, como cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração e exantema serão considerados casos confirmados.
O crescimento do número de casos de dengue vem aumentando a demanda de atendimento nas Unidades de Urgência e Emergência e, por isso, a Prefeitura de Guarujá informa que as pessoas com casos suspeitos da doença podem procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USAFAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 8h e 18h, sem necessidade de agendamento.

Desde segunda-feira (1), sete homens do Exército Brasileiro entraram na luta de combate a proliferação dos mosquitos aedes aegypti e vão compor as equipes. A pedido da Prefeitura, o Exército disponibilizou os militares para integrarem as ações de rotina com os agentes de Controle de Endemias. As dúvidas e as denúncias podem ser feitas no Controle e Combate à Dengue pelos telefones 0800-779-8000 ou (13) 3341-6569 ou pelo e-mail: dengue@guaruja.sp.gov.br.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites