Busque outras postagens!

domingo, 31 de março de 2013

Cravo-da-índia ajuda no combate ao mosquito da dengue

0 comentários

O cravo-da-índia está em qualquer supermercado nas prateleiras de condimentos. Ele é usado para dar um gosto especial a algumas receitas. Tem um cheiro bem característico por causa do Eugenol, uma substância que tem se mostrado também eficiente no combate as larvas do mosquito da dengue



O Eugenol já era conhecido como um agente antipragas, mas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, de Manaus, decidiu testá-lo contra o Aedes Egypti e viu, em laboratório, que as larvas morrem em 24 horas em contato com uma mistura de cravo e água.
“Até mesmo nos reservatórios de água não tem problema o uso porque o cravinho é comestível. Com isso, qualquer pessoa pode lançar mão que funciona", explica Ilea Brandão Rodrigues, pesquisadora do Inpa.

A fórmula está em processo de patente, mas pode ser feita em casa: é só bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito. Não precisa peneirar. A mistura deve que ser guardada na geladeira por até um ano. A aplicação também é simples. “Pratos pequenos de 15 centímetros serão aplicadas três gotas. Pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias", garante Eunice Moreira, pesquisadora do Inpa.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites