Busque outras postagens!

sábado, 2 de março de 2013

ARTIGO

0 comentários


A Importância da Vacinação

Dra. Juliana Martins Ferreira






A vacinação dos cães e gatos é o método mais importante para prevenir inúmeras doenças, destas algumas são transmissíveis ao homem (zoonoses). Ela deve ser feita apenas por um Médico Veterinário, que fará a avaliação do animal antes da vacinação, pois apenas animais saudáveis podem ser vacinados.
Não há somente um esquema de vacinação. Cada veterinário deve escolher o esquema mais adequado para o seu paciente.
Em geral, os cães devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida, com a vacina múltipla, mais conhecida como V8 ou V10. Essa vacina protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa e leptospirose canina. Os intervalos entre as vacinações variam entre 21 a 30 dias, e são recomendadas três ou quatro doses, dependendo do fator de risco e da região em que o animal vive. Depois disso, o cão deve receber um reforço dessa vacina anualmente.
Os cães e gatos também devem ser vacinados contra a raiva, que é uma zoonose a partir de três meses de idade, e o reforço é feito anualmente.
Em algumas regiões é necessário vacinar o animal também contra a Leishmaniose.
Existem ainda vacinas opcionais como a vacina da Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis/ gripe canina), ou seja, o proprietário é informado sobre a existência da mesma, e decide juntamente com o Veterinário se deve ou não vacinar o seu animal. Essa doença é altamente contagiosa entre os cães, sendo causada por vários agentes infecciosos, entre eles bacterianos e virais. Os sinais clínicos lembram muito um quadro de resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza.
Vale a pena lembrar que  nenhuma vacina tem garantia de 100% de proteção. Apesar de ser a melhor forma de prevenir contra as doenças, ela é apenas uma pequena parte do processo de imunização. Existem casos de animais que não respondem adequadamente as vacinas, e desse modo, não ficam protegidos. 

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites