Busque outras postagens!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Policial preso com cocaína pode ter ligação com crime do Jardim Acapulco

0 comentários

A mansão com piscina em um condomínio de luxo em Guarujá, onde um colombiano e um argentino foram mortos a tiros em circunstâncias bastante nebulosas, em 26 de novembro de 2011, era frequentada naquela época pelo policial Alexandre Cassimiro Lages, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). Na sexta-feira retrasada (15/2), o agente foi preso acusado de desviar 308 quilos de cocaína apreendidos por esse setor especializado da Polícia Civil paulista.


Mas o vínculo entre o investigador, a mansão de Guarujá e Bernardo Castaño Estrada, o colombiano morto, não param por aí. Em 8 de outubro de 2011, 49 dias antes de o estrangeiro ser assassinado, ele serviu como testemunha de um flagrante de tráfico de drogas do Denarc, do qual participou Lages, em um posto de combustíveis no Km 67 da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí. Nessa ocasião foram apreendidos 101 quilos de cocaína, sendo presos dois brasileiros e dois bolivianos.

O processo sobre o flagrante realizado no posto de beira de estrada tramitou pela 1ª Vara Federal de Jundiaí. Os quatro réus foram condenados por tráfico internacional a 7 anos de reclusão cada um. Eles recorreram, mas lhes foi negada a possibilidade aguardar soltos ao julgamento do recurso, distribuído à 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região. Todos os acusados pleiteiam a absolvição, atribuindo a propriedade da droga exclusivamente ao colombiano ligado ao investigador Lages.

Os bolivianos Miguel Mendez Chavez e Alex Mauricio Perrogon Vieira chegaram ao Brasil dois dias antes de serem presos. Eles disseram que vieram ao País para tratar da compra de uma máquina agrícola com os brasileiros Ary Flávio Swenson Hernandes e Luís Antônio Niedo. Porém, o que mais deixa a história intrigante, fazendo-a lembrar enredo de filmes de organizações mafiosas, é o fato de os estrangeiros terem se hospedado na casa alugada por Bernardo, no Jardim Acapulco, em Guarujá.

Chavez disse que fora “enganado” pelo colombiano, que inclusive lhe ocultou o verdadeiro nome, identificando-se como “Henrique”. Ary e Luís Antônio, por sua vez, argumentaram que não poderiam ser condenados apenas com base nos “testemunhos mentirosos” de policiais, principalmente devido ao vínculo entre o investigador Lages e Bernardo. Por fim, a dupla brasileira classificou a operação do Denarc de “mero estratagema ardiloso”, conforme ficou enfatizado na sentença.

O juiz federal substituto José Tarcísio Januário reconheceu em sua decisão “eventual interesse espúrio do citado investigador (Lages)” e a suposta condição de informante do colombiano ou até mesmo de dono da cocaína apreendida. No entanto, condenou mesmo assim os dois bolivianos e os dois brasileiros sob o fundamento de que “o fato de não ter sido preso algum dos coautores de um determinado delito não invalida a prisão dos outros”.

O advogado Eugênio Malavasi, que não atuou no processo e foi constituído por Chavez para interpor o recurso de apelação ao TRF, diverge do ponto de vista do juiz. “As suspeitas de uma relação promíscua entre a pretensa testemunha Bernardo e o investigador do Denarc contaminaram a prova. Com a posterior prisão do policial, ficaram ainda mais evidenciados os indícios de que o flagrante contra o meu cliente foi forjado”.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites