Busque outras postagens!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Festa de Iemanjá

0 comentários


Mais de 10 mil pessoas participam da 8º Festa de Iemanjá

A Festa de Iemanjá do Guarujá está cada vez maior. Este ano 44 terreiros participaram, inclusive de outros municípios. A festa começou por volta 20 horas com a procissão que saiu do Teatro Procópio Ferreira, em direção as areias da Praia da Enseada, onde a imagem de Iemanjá e os participantes foram homenageados com aplausos e pétalas de rosas. A prefeita Antonieta, como faz todo ano, acompanhou o cortejo, juntamente com a Mãe Catita, a mais alta autoridade das religiões de raiz afro na Cidade. Após a chegada na praia todos celebraram com muita fé e oração a comemoração religiosa que tem como ponto alto o lançamento do barco de oferendas no mar.
Tambores e cantos, perfumes, velas, flores e oferendas deram um colorido especial à praia da Enseada saudando a Rainha do Mar, na noite desta sábado (2). A 8ª.  edição da Festa de Iemanjá, uma das mais importantes orixás nas religiões de matrizes africanas, reuniu mais 10 mil pessoas entre turista e fiéis que participaram da celebração. A comemoração é promovida pela Prefeitura de Guarujá, por meio das Secretarias de Cultura, com apoio da Coordenadoria Especial das Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coeppir) da Secretaria Estadual da Cultura, da deputada Leci Brandão que viabilizou recursos de R$ 120 mil para realização da festa e as entidades religiões de matrizes africanas da Cidade.

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, falou sobre a importância do respeito à diversidade religiosa. “A Festa de Iemanjá, além de ser um evento muito bonito é um sinal de respeito à diversidade religiosa. Guarujá ganhou destaque nacional com sua Festa de Iemanjá, é a primeira cidade a aplicar a Lei Estadual 1154/2011 e a comemoração de hoje conta com 44 terreiros; inclusive de outros municípios “pontuou Antonieta.
Foram montadas contou 20 tendas brancas, que se harmonizavam com os fiéis vestidos inteiramente de branco e azul, as cores da Rainha do Mar, Iemanjá,. Tambores e cânticos deram um toque especial, mágico, às s areias da praia da Enseada na festa que avançou noite adentro.
A celebração religiosa já é uma tradição da Cidade e faz parte dos calendários turísticos do Município, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e da Secretaria de Estado da Cultura.

Leave a Reply

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites