Busque outras postagens!

“Coluna do Sassi ”

“Coluna do Erre ”

Erre é jornalista salvado de gripe preguiçaria apática, antípoda do antípoda, ri para não rir, chora para não chorar, efeito sem causa de causa sem efeito, chove no malhado, no molhado já choveu, obeso de tanta desnutrição, internado no externato, interno em terno, careca de saber que cabelo cai e bala perdida mata mais que a certeira

sexta-feira, 31 de maio de 2013

MOSAICO

0 comentários
Roberto Sassi e Colaboradores

Quem pensa que somente três dos 17 vereadores da Câmara de Guarujá estão passando o feriado prolongado nos Estados Unidos, se engana: seis deles partiram em um jato para visita a Las Vegas, Nova Iorque, Washington e Texas. Não há previsão de serem recebidos pelo presidente Obama.

OS SEIS

Além do presidente Marcelo Squassoni teriam viajado, aos states, Gilberto Benzi, o líder da prefeita Jaiminho Ferreira, Nicolacci, Toninho Salgado e Nego Walter. Bom feriado a todos. As despesas com a viagem serão pagas do próprio bolso. Nada de verbas da Câmara ou presente de empresários. Ainda bem!

Veja as fotos dos seis:







Read more...

Suspeita de fraude na eleição do Conselho Tutelar em Guarujá

0 comentários
Candidatos dão queixa na Delegacia de Guarujá e acusam cinco vereadores de influência no pleito

Carlos Ratton – Diario do Litoral

Em Guarujá, a eleição para conselheiro tutelar virou caso de polícia. No meio da tarde de ontem, quatro candidatos registraram um boletim de ocorrência, na Delegacia Sede, alegando que o pleito, ocorrido no domingo, teria apresentado uma série de irregularidades. Um dos candidatos chegou a brigar com o promotor da Infância e Adolescência de Vicente de Carvalho, Osmair Chamma Júnior, acusando-o de inabilidade na condução do processo.
O pleito realizado na sede do município foi impugnado por problemas técnicos. Em Vicente de Carvalho, segundo os candidatos, as supostas irregularidades foram: uso de tabletes, quando o edital previa urnas eletrônicas; falta de transparência na apuração e no anúncio dos eleitos e, ainda, a influência de cinco vereadores nos locais de votação: Luciano Lopes da Silva (Luciano China – PMDB); Edilson Dias (PT); Elias José de Lima (Elias Primavera – PSB); Jailton Reis dos Santos (Sorriso – PPS) e Antônio Fidalgo Salgado Neto (Toninho Salgado – PDT).
Candidato à reeleição, Luciano Alberto de Souza Silva disse ontem, na Delegacia, que os problemas começaram bem antes do pleito, por intermédio da empresa escolhida para conduzir o processo. ”A capacitação foi péssima. Nós já havíamos denunciado a situação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e para a Comissão Eleitoral. Depois, ao invés de urnas, a eleição foi realizada com tabletes”.
Silva disse que muita gente votou duas vezes, nomes de candidatos não constavam na lista de votação e pessoas não puderam votar nem com título de eleitor. O local de apuração (Lions Clube de Vicente de Carvalho) mudou “e a apuração ocorreu com as portas da Escola Municipal Afonso Nunes fechadas. O pleito terminou às 17 horas e o resultado, em um papel escrito à mão, saiu somente de madrugada, após os vereadores terem ficado horas trancados junto com a comissão eleitoral dentro da escola, depois de terem sido chamados por rádio pelo promotor Osmair Chamma”, denuncia.
Luciana de Jesus Claudino Lopes disse que a situação foi ridícula. “Tivemos que estudar em um curso preparatório, comprovar idoneidade e depois receber o resultado num papel escrito a mão, sem mostrar sequer a lista com os votos de cada um!”, lembra.
Priscila Prestjord, também candidata, disse que se sentiu num circo. “A votação não é obrigatória e tivemos trabalho para convencer os eleitores. Os vereadores e os representantes se trancaram e decidiram. Estou frustrada”.
Andreia Clarice Macedo Santos ficou indignada. “Eu fui a nona colocada e sou de uma comunidade pobre, porém, participante. Muitas pessoas tiveram dificuldades para votar. Minha fiscal não pôde acompanhar a votação e a contagem de votos. Uma eleitora foi votar e, quando teclou o meu número (36), apareceu foto de um homem”, garante.
Os candidatos disseram ainda que no momento que cada pessoa votava, um membro da comissão se dirigia ao tablete e o manuseava. Eles disseram ainda que uma candidata, que buscava a reeleição, já havia anunciado uma churrascada da vitória antes mesmo do resultado.
No Boletim de Ocorrência (5050/2013) ainda consta: defeitos e influência dos mesários sobre os equipamentos e não apresentação de filipetas de votação. O advogado dos candidatos, Airton Sinto, disse ontem na delegacia que, por enquanto, a ocorrência seria de preservação de direitos, para apurar as supostas irregularidades.
“Os candidatos não tiveram acesso aos resultados e há informações que alguns comemoraram a vitória antes da apuração, informando que já havia até churrasco preparado. Resultado em um papel escrito à mão também é estranho e duvidoso”.
Vinte e nove pessoas se candidataram ao pleito, que ocorreu no último domingo. Para votar, era necessário ter mais de 16 anos e apresentar apenas o título de eleitor e documento com foto. A eleição foi coordenada pelo CMDCA e a votação iniciou às 8h e terminou às 17h. O resultado de Vicente de Carvalho foi divulgado na madrugada de ontem.
Vereadores
Os vereadores encontrados pela reportagem negam qualquer influência sobre às eleições e disseram que só foram fiscalizar. Também revelaram estar descontentes de como o pleito foi realizado. Elias Primavera, presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Câmara, disse que está do lado dos candidatos. “Essa empresa estava enrolada e os tabletes acabaram dando defeito. Para mim, o pleito de Vicente de Carvalho tem que ser cancelado. Não houve transparência”, disse.
Toninho Salgado enfatizou sua participação apenas como fiscal. “Não tive qualquer influência sobre o pleito e isso pode ser confirmado pela comissão eleitoral”, afirma.
Luciano China revelou que os problemas foram técnicos e que é preciso rever a questão dos tabletes. “Sou a favor do cancelamento do pleito. A empresa só disponibilizou um técnico para arrumar os tabletes, que apresentaram problemas”.
Sorriso e Edilson Dias não foram encontrados ontem, embora a Assessoria de Imprensa da Câmara tenha deixado contato do jornal em seus gabinetes. O promotor Osmair também não foi encontrado.
Prefeitura
A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que o pleito de Guarujá foi cancelado devido ao problema operacional em uma urna, impossibilitando acesso do resultado e a empresa contratada para prestar os serviços relativos à eleição eletrônica foi a Clicker Interativa.
Sobre o uso de tabletes ao invés de urnas, a Prefeitura informa que todo dispositivo eletrônico para captação de votos é considerado uma urna eletrônica e que o CMDCA desconhece influência de vereadores no pleito, cuja publicação oficial do resultado será feita por meio de edital do CMDCA nos próximos dias.
Read more...

Muricy deixa o comando do Santos

0 comentários
Treinador ainda vai se reunir com diretoria para acertar detalhes da saída

Muricy Ramalho está de saída do Santos. Agora, ele se reunirá com a diretoria para decidir os detalhes da rescisão. A cúpula do Peixe já está concentrada em Santos, mas ainda sem a presença do treinador. Muricy vinha sendo alvo de críticas por parte dos conselheiros e dirigentes do clube, mas era mantido pelo presidente licenciado, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor.
A rejeição a Muricy é tão grande nos bastidores que até um substituto já é falado, e o nome mais forte comentado é o de Marcelo Bielsa, técnico do Athletic Bilbao (ESP).
A última partida do Santos, contra o Botafogo, foi a primeira do time sem Neymar. O Peixe perdeu por 2 a 1, e a situação de Muricy ficou ainda mais complicada perante os conselheiros. O treinador chegou a cobrar mais uma vez a chegada de reforços após o jogo, alegando que o elenco sofria com muitas contusões e desfalques.

Muricy assumiu o Peixe no início de abril de 2011, ganhou o Paulista do mesmo ano e de 2012, além da Libertadores de 2011 e a Recopa Sul-Americana de 2012.
Read more...

No Enem, empregada doméstica é colocada como ‘objeto doméstico’

0 comentários
No ato da inscrição, o estudante que se candidatou ao Enem 2013 precisou responder a perguntas sobre dados socieconômicos, como a renda mensal familiar e a escolaridade. No entanto, o formulário tinha um item que foi bastante criticado por alunos nas redes sociais.
Na questão número 7, o candidato deveria assinalar, dentre os itens na lista, quais ele possui dentro de casa. Na relação, entre objetos como TV, geladeira, aspirador de pó, automóvel e computador, surge a opção "empregada mensalista".
- É um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. Não foi perguntado se na casa do aluno havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas domésticas. E o mais grave é que quem elaborou esse questionário são pessoas ligadas à educação, formadores de opinião. Será que eles ensinam para as crianças que empregadas são utensílios domésticos? - questiona a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira.
Em nota, o MEC reconheceu a infelicidade da pergunta. O órgão afirmou que "o ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores".
O questionário é aplicado aos candidatos do Enem desde 1998. A partir de 2009, passou a ser preenchido pela internet. O formulário serve para o MEC avaliar o perfil de quem faz o exame e, com base nisso, elaborar políticas educacionais, como cotas para universidades. O candidato deve informar, por exemplo, qual a renda familiar mensal, a escolaridade de seus pais e se trabalhou antes de prestar a prova.
- É um absurdo, num momento em que a gente está discutindo a legislação das domésticas, o Enem compará-las a objetos. Essa pergunta é muito infeliz, porque o Brasil ainda tem heranças da escravidão que parecem vincadas na terra - afirma uma candidata identificada apenas como Gabriela, que se manifestou contra o questionário com um post no Facebook.
De acordo com a a socióloga Maria Salete Souza de Amorim, coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a forma como a pergunta deveria ter sido feita separadamente.
- Dentre os itens apresentados constam apenas objetos, portanto não cabe o item 'empregada mensalista'. Seria necessário criar outra questão com outras categorias para inserir essa informação - observou a professora.
Já para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em questionários socieconômicos, a polêmica seria "exagerada". Entretanto, como forma de eliminar ambiguidades, a pergunta específica da empregada mensalista deveria ter sido feita separadamente.

- O item 7 não necessariamente deve ser interpretado como posse de bens materiais, pois "ter em sua casa" pode assumir no português a ideia de haver, existir, encontrar etc., mesmo que o fato de 'Empregada mensalista' aparecer no rol de utensílios domésticos possa induzir a interpretações como teriam sido feitas por alguns candidatos. Como hipótese, poderia haver a alternativa "Empregada mensalista" separadamente - sugere Alavarse.
Read more...
quinta-feira, 30 de maio de 2013

MOSAICO

0 comentários
Roberto Sassi e Colaboradores

NOVO SECRETÁRIO DA SAÚDE

O cirurgião dentista Daniel Simões de Carvalho Costa, adjunto da Secretaria de Planejamento de Guarujá é o novo secretário de Saúde do município. Substitui o médico Augusto Bustamante, exonerado, a pedido. Daniel Costa é formado pela PUC de Campinas. Só falta ser advogado. Este é o segundo dentista nomeado pela prefeita Antonieta para a Secretaria da Saúde. O anterior foi Rosinha.
Read more...

Barça exige cabelo discreto, e Neymar abandona visual loiro e moicano

0 comentários
Samir Carvalho 
Do UOL, em Santos (SP)


 Além de muitos milhões de euros e diversos envolvidos na negociação que culminou na saída do atacante Neymar, do Santos para o Barcelona, um fato curioso também colaborou para o final feliz da “novela Neymar”. O UOL Esporte apurou que o craque brasileiro aceitou uma exigência do clube catalão para utilizar um penteado mais discreto nos últimos meses e manter o estilo pelo menos no início de sua trajetória na Espanha.

Famoso também por ousar nos cortes de cabelo, Neymar abriu mão do “moicano”, seu visual mais famoso e que passou a ser imitado por torcedores e fãs. O ex-camisa 11 do Santos, inclusive, voltou a ser “moreno” no início de março deste ano, e abandonou os cabelos loiros, adotados por ele no fim do ano passado.






Read more...

ARTIGO

0 comentários

A volta dos que não foram

De novo a baixada santista para devido ao trânsito de caminhões. De novo começa a enxurrada de reclamações, chovem as mesmas perguntas, as mesmas respostas, permanecem os mesmos problemas. Tudo bem cíclico, quase a volta dos que não foram.
O primeiro questionamento é: o que está sendo feito pela classe política, pelos empresários etc? Quando a pergunta mais adequada é o que não foi feito ao longo desses 30 anos pelos governos municipais, estadual ou federal.
Sim, esqueçam as soluções milagrosas. No âmbito da infraestrutura de transporte e seus respectivos modais isso não existe, ou se investe, se planeja, ou os problemas se avolumam a ponto de serem maiores do que as soluções apresentadas. E é o que está ocorrendo em Santos, Guarujá e Cubatão.
Tecer uma crítica pontual acerca de Cubatão, do decreto que impediu os caminhões acessarem os pátios fora do período estipulado, ocasionando um engarrafamento de mais de 50 km seria fácil, mas diminutivo, e só demonstrou a falta de responsabilidades das empresas com a sociedade, pois insistem em mandar mais caminhões do que os terminais suportam operar.
Comportamento estimulado uma vez que o valor das multas aplicadas as empresas hoje é tão irrisório, quase um incentivo a transgredir as regras. Tanto é que em dez anos a movimentação no Porto de Santos saltou de 53.474.269 t. em 2002, para 104.543.783 t. em 2012, aumentando seus lucros, assim como o calvário do cidadão comum.
Nesse ponto que o poder público deve agir, adotando medidas austeras para que o crescimento seja harmonioso. Há quase dois meses propus que haja uma regulamentação na movimentação dos terminais, que eles baixem suas capacidades em conjunto, até acharmos um ponto de equilíbrio entre as cidades e a movimentação de cargas, entre o lucro e o desenvolvimento sustentável.
Em contrapartida, como classe política, devemos agilizar as obras, os projetos, viabilizar parcerias, e pensar soluções com foco metropolitano, para que em médio prazo possamos dividir a responsabilidade dos êxitos e não somente a culpa.


Gilberto Benzi - Vereador e Presidente da Comissão de Portos, Aeroportos e Transportes, da Câmara Municipal.

29/05/2013
Assessoria de Comunicação
Vereador Gilberto Benzi
Diego Abreu - 7802.6853 - ID. 44*21199
Gabinete: 4009-2265
Mais: facebook/gilbertobenzionline
Read more...

ARTIGO

0 comentários

Planos e direções

No início do século passado, alguns magnatas paulistanos visualizaram no balneário de Guarujá o lugar ideal para estender seus guarda-sóis e cadeiras de praia, talvez alguns trocadores de roupa, para que a nata da sociedade pudesse bronzear-se ao sol, como já faziam os europeus. Foi o primeiro Plano Diretor da história da cidade. O próximo está sendo escrito sem a sua participação, ao menos por enquanto.
Pelo Plano Diretor, as autoridades locais ganham aval para autorizar ou negar determinadas intervenções em seu solo físico. Nem sempre houve a possibilidade de participação, mas o Estatuto das Cidades, outras dessas novidades das quais as gerações que nasceram e cresceram sob a sombra da ditadura sequer ouviram falar, pressupõe a revisão do Plano Diretor de cada município a cada cinco anos.
Dentro de alguns dias, a atual Administração Municipal de Guarujá encaminha à Câmara de Vereadores o seu projeto, que já vem sendo apresentado em encontros e conferências formais. A proposta inclui a mudança de diretrizes e rumos para a cidade, como a permissão para que sejam erguidos espigões no Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e no Centro, onde a infraestrutura mal suporta o que já existe hoje, aliás, o que já não suporta desde a época de balneário.

Ao longo das décadas, Guarujá passou por várias transformações, mas as providências vieram a reboque, ou seja, nem sempre as autoridades se anteciparam ao que aconteceria em determinados bairros. Sabe-se que o bairro Santo Antônio enche com a maré, mas uma obra dessas não costuma ser prioridade de governo algum. Parece que o porto cresceu da noite para o dia, mas essa impressão é exclusiva do morador, pois quem está no ramo do governo já sabia disso bem antes.
O projeto de revisão do Plano Diretor impõe a realização de discussão popular, o que se dá por meio da realização de audiências públicas, a serem organizadas pela Câmara Municipal, ocasião em que os interessados por determinadas mudanças fazem seu lobby, o que não é proibido, mas nunca se escreve nos livros a atuação dessa turma, já que sua movimentação nem sempre é republicana. O convite não estará muito claro, mas guarde o nome desse Plano e seja você o Diretor.

Valdir Dias
Jornalista – Colaborador

Read more...
quarta-feira, 29 de maio de 2013

Até o Papa tem pecados, diz Francisco em audiência no Vaticano

0 comentários
Multidão enfrentou chuva para ver o pontífice na Praça de São Pedro. Ele disse que a Igreja não foi criada por homens, mas é 'obra de Deus'.

Do G1, em São Paulo

O Papa Francisco durante a audiência desta quarta-feira (29) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Andrew Medichini/AP)
O Papa Francisco disse nesta quarta-feira (29) que a Igreja Católica não é uma organização criada por um grupo de pessoas, mas é "obra de Deus", que está composta de pastores e fiéis com seus "defeitos e pecados", e que "até o Papa tem pecados... e muito", mas Deus sempre os perdoa.
Diante de mais de 100 mil pessoas sob chuva, o Papa argentino celebrou na Praça de São Pedro, no Vaticano, a tradicional audiência das quartas, cuja catequese dedicou à Igreja e ao "projeto de Deus" de que todos os homens sejam uma única família e "sintam-se a família de Deus".
"Neste projeto, encontra suas raízes a Igreja, que não é uma organização nascida do acordo de algumas pessoas, mas, como nos recordou tantas vezes o Papa Bento XVI, é obra de Deus", disse.
O Papa disse que a Igreja nasce do desejo de Deus de chamar todos os homens à comunhão como ele, à sua amizade, a "sair do individualismo, da tendência a se fechar em si próprios, e a formar parte de sua família".
Ele lembrou que, no entanto, muitas pessoas dizem: "Cristo sim, Igreja não", "creio em Deus, mas não nos sacerdotes"; mas assegurou que é a Igreja quem leva os homens a Cristo e a Deus.
"Com certeza, os que a compõem -padres e fiéis- têm defeitos, imperfeições e pecados", disse. "Também o Papa tem muitos pecados, mas quando nos damos conta desse pecado, encontramos a misericórdia de Deus. Deus sempre perdoa. Não nos esqueçamos disso."
Alguns teólogos destacam que a "humilhação" do pecado "permite ver algo mais belo", disse.
O Papa também disse que Deus criou o homem para que viva em profunda relação com Ele e que, inclusive, "quando o pecado rompe essa relação, Deus não nos abandona"."Toda a história da salvação é a história de Deus que busca o homem, lhe oferece seu amor e o acolhe", disse o Papa, que acrescentou que a Igreja nasce do "gesto de supremo de amor da cruz, das costas abertas de Jesus, de que saíram sangue e água, símbolos dos sacramentos da eucaristia e do batismo".
Francisco também disse que a Igreja se manifestou quando o Espírito Santo "tocou o coração dos apóstolos e os impulsionou a anunciar o Evangelho, difundindo o amor".
A audiência foi vista por fiéis de vários países, como Espanha, El Salvador, Equador, Honduras, Peru, Argentina e México, a quem o Papa convidou a viver a fé "não só como um dom e um ato pessoal, mas como resposta à chamada de Deus para viver juntos, sendo a grande família dos convocados por Ele".



Read more...
terça-feira, 28 de maio de 2013

CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI

0 comentários
Prefeitura de Cubatão volta atrás e suspende proibição nos pátios

Ivair Vieira Jr

Após sofrer pressão de vários setores, a Prefeitura de Cubatão voltou atrás e decidiu suspender a medida que proibia os pátios reguladores de funcionarem fora do horário comercial. A regra vigora desde segunda-feira (27) e está suspensa, pelo menos, até a próxima terça-feira (4), quando uma nova reunião deve acontecer. Com os pátios fechados, os caminhões formaram grandes filas nas rodovias, de até 50 km, que só desapareceram no meio da tarde desta terça-feira (28).
Os congestionamentos  nas vias de acesso ao Porto de Santos, no litoral paulista, causaram vários problemas na região. Por volta das 16h, porém, o Sistema Anchieta-Imigrantes voltou a operar normalmente, com a pista norte da Anchieta utilizada para quem segue para São Paulo. O sentido da pista norte havia sido invertido para desafogar a pista sul, de descida. Motoristas de caminhões de carga ficaram parados nas rodovias Cônego Domênico Rangoni e Anchieta desde a madrugada, com dificuldades para chegar aos terminais da maior zona portuária do Brasil.


Read more...

MOSAICO

0 comentários
Roberto Sassi e Colaboradores

SQUASSONI, PREFEITO POR UM DIA? 
O presidente da Câmara de Guarujá, Marcelo Squassoni, aposta alto em assumir o cargo da prefeita Antonieta caso a mesma venha a ser barrada pela Justiça Eleitoral. Nesta semana teria reunido vereadores de primeiro mandato para ‘explicar’ um suposto futuro próximo: Antonieta e o vice Duino seriam afastados e ele assumiria a chefia do Poder Executivo Municipal. 

 DIA 6 DE JUNHO TERÁ ROJÃO?
Será neste dia o julgamento de um dos processos nos quais a prefeita de Guarujá é ré. Trata-se - no Tribunal Superior Eleitoral de julgamento de ação proposta pelo segundo colocado nas eleições, o ex-prefeito Farid Madi, alegando que a prefeita pagou mais do que devia, no último ano do mandato anterior, em contratos de publicidade.

‘TÁ TUDO COMBINADO’
Os próximos dias prometem. Três vereadores de Guarujá estarão em Nova York, a passeio, com suas respectivas esposas. Encontros com empresários estão na agenda da ‘exaustiva’ viagem. Na bagagem levam ‘esperanças’ de bons negócios para o sofrido povo de Guarujá e Vicente de Carvalho. Só falta dizer que na comitiva estariam os vereadores Marcelo Squassoni, Gilberto Benzi e Nicolacci. Deve ser intriga da oposição.
Read more...
segunda-feira, 27 de maio de 2013

Em Guarujá, caseiro sofre queimaduras graves após explosão de motor de piscina

1 comentários
Fernando Diegues


Um caseiro, de 44 anos, sofreu queimaduras de terceiro grau por todo o corpo após uma explosão no subsolo onde fica o motor da piscina da casa onde trabalha, no Pernambuco, em Guarujá. A mulher da vítima acredita que o acidente foi causado por um vazamento de gás.

A mulher da vítima, que também é caseira no imóvel de veraneio, contou à Reportagem que na tarde desta segunda-feira o marido estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro. Seu estado de saúde era considerado grave.

Ela explicou que o acidente, registrado nesta segunda-feira na Delegacia Sede de Guarujá, ocorreu no sábado. “Ele limpou a piscina e depois foi ligar o motor, que fica em um subsolo”.

A testemunha disse que uma mangueira de gás passa por esse local onde fica o motor e que acredita ter havido um vazamento. “Nunca foi notado vazamento e nem sentido cheiro”.

Corpo em chamas

Ao ligar a chave do equipamento, houve a “explosão”, relatou a caseira. “Saiu correndo com o corpo em chamas e se jogou em um laguinho que fica perto da piscina”.

Em seguida, a caseira levou o marido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, onde foram dados os primeiros socorros. Posteriormente o queimado foi encaminhado de ambulância ao Hospital Santo Amaro. Segundo informações, foi pedida perícia para o local. 
Read more...
sábado, 25 de maio de 2013
0 comentários
ADIOS, NEYMAR

O Jardim Acapulco em Guarujá também perde um frequentador assíduo: o craque Neymar, agora ex-Santos Futebol Clube, é o novo contratado do Barcelona e vai morar em uma das mais badaladas cidades da Espanha. Hoje, 25 de maio, a novela que durava algum tempo, chegou ao fim.
O craque justificou a escolha, dizendo que o Barcelona combina mais com seu estilo de jogo. Este blog tentou contato com o Messi, Iniesta e, também com Neymar. Só conseguimos falar com o Messi e o Iniesta, que prefiriram não se manifestar, por enquanto.

Read more...
sexta-feira, 24 de maio de 2013

Acidente em estaleiro deixa uma pessoa morta no Guarujá

0 comentários

De A Tribuna On-line

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas no Estaleiro Arpoador, em Guarujá, na tarde desta sexta-feira. As três trabalhavam no momento do acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um vazamento de gás argônio provocou o incidente. O local funciona como construção de barcos de alumínio.

Duas vítimas foram levadas para o Hospital Santo Amaro. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos funcionários. Os bombeiros realizam perícia para descobrir o motivo do acidente.

Os responsáveis pelo Estaleiro Arpoador foram procurados para se pronunciar sobre o assunto, mas não se encontravam no local.


Read more...

Homem é vítima de tentativa de assassinato na Rodovia Domênico Rangoni em Guarujá

0 comentários

Fernando Diegues
Um homem de 39 anos foi vítima de tentativa de assassinato durante abordagem de dois marginais em plena Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá, no início da manhã de sexta-feira. Ele não ficou ferido e contou que se tratou de uma tentativa de assalto. Os autores conseguiram fugir sem serem identificados.

De acordo com informações da polícia, por volta das 6 horas a vítima seguia pela rodovia dirigindo um Palio verde. Pouco antes ele tinha deixado um parente no trabalho e não estava muito veloz.

Na altura do KM 248, no Cachoeira, a dupla de assaltantes saiu debaixo de uma ponte. Os homens estavam armados e usando capuzes.

Mandaram parar

Os ladrões mandaram que a vítima parasse, ordem que não foi obedecida. Em seguida, um dos homens disparou contra o veículo, danificando o radiador. A dupla foi embora a pé e o motorista conseguiu conduzir o automóvel até uma base da Polícia Militar para pedir ajuda. “Nunca tinha passado por isso”, comentou o homem.

O ataque foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá para investigação. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181. Não é preciso se identificar.
Read more...

A necessidade de cada um

0 comentários

Mesmo que alguns torçam o nariz, o Programa Bolsa Família está enraizado de uma vez por todas na cultura popular. A prova disso foi escancarada no último fim de semana, quando uma série de boatos causou tumultos em agências bancárias e lotéricas, ora porque havia um dinheiro extra na conta pela passagem do Dia das Mães, ora porque o benefício seria extinto para o governo economizar dinheiro e organizar a Copa do Mundo, numa prova de que imaginação e criatividade são virtudes singulares dos boateiros.
O problema do programa é justamente essa necessidade de se perenizar. Bom seria que o governo investisse pesado na condução dos miseráveis ao mundo das oportunidades, com intervenções que obrigassem as pessoas a usufruir de um sistema educacional que fosse eficiente, bem como lhes permitir acesso à saúde, cultura e lazer. Só assim, pressupõe-se que um programa de inclusão cumprisse o papel que seu nome define.
Para isso, os governantes deveriam aumentar de forma considerável os valores investidos no programa, que hoje consome 23 bilhões de reais, o que equivale a 0,1% do orçamento nacional, entregando um valor mínimo de 70 reais para um universo composto por 13 milhões de famílias. Para um programa que tem a capacidade de mobilizar milhares de pessoas pelo país afora, como se provou no fim de semana, o valor é baixo e mais parece uma esmola. As obras faraônicas da Copa custarão muito mais do que isso.
Uma das regras básicas escritas pelo filósofo Karl Marx, mentor intelectual daquilo que depois conheceríamos pelo nome de comunismo, é que se deve exigir de todos, segundo sua capacidade e dar a todos, segundo sua necessidade. E, enquanto houver uma pessoa com fome, na rua, em casa, no sudeste ou no nordeste, é preciso que se invista parte das riquezas do país nisso, o que ainda será pouco, diante do que a corrupção, a ineficiência, a inércia e os boatos consomem.
Valdir Dias
Jornalista – Colaborador
Read more...

Líder do ranking mundial de surfe, Mineirinho de Guarujá, presenteia Pato com prancha

0 comentários

A parceria com o Corinthians está trazendo sorte ao brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho. Após assinar com o clube do Parque São Jorge, o surfista do Guarujá foi campeão da etapa de Bells Beach, na Austrália, e ficou em segundo lugar na etapa disputada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com os resultados, ele assumiu a liderança do Circuito Mundial de Surfe.

Nesta quinta-feira, antes de embarcar para a próxima etapa, que será realizada em Fiji, Mineirinho visitou o Centro de Treinamento do Parque Ecológico. Durante o encontro com os jogadores, Mineirinho presenteou Alexandre Pato com uma prancha de surfe. Único brasileiro na história que liderou o circuito mundial de surfe, Mineirinho ganhou uma camisa do atacante.
“Pessoal, hoje (quinta-feira) passei o dia no Corinthians e fui o fã por um dia. Agora, no final, fiz uma troca de presentes com o grande Pato. Será que ele vai saber surfar? Ele disse que é bom”, escreveu Mineirinho, no Facebook.
Read more...

Defesa de Farid quer processo do mensalinho julgado do zero

0 comentários


A tribuna - Eduardo Velozo Fuccia

A 15ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo começou a julgar nesta quinta-feira habeas corpus (HC) impetrado pelo ex-prefeito Farid Said Madi, por meio do advogado Alberto Zacharias Toron, no processo que ficou conhecido como Mensalinho de Guarujá.

O objetivo de Toron, segundo ele sustentou oralmente ontem no TJ, é anular o despacho da juíza Carla Milhomens Lopes de Figueiredo Gonçalves de Bonis, da 2ª Vara Criminal de Guarujá, que recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público (MP) contra Farid e mais 11 corréus.

O argumento do advogado é o de que a defesa, na época do recebimento da denúncia, não teve acesso a algumas mídias. Elas foram juntadas ao inquérito policial sob o pretexto de serem provas contra Farid e os demais acusados. Em outras palavras, com o HC, Toron pretende que o processo seja reiniciado do zero.

Com apenas um voto dado e o julgamento suspenso, o HC ainda pode ser concedido, e o processo corre o risco de ser anulado desde o seu início. O escândalo do Mensalinho de Guarujá veio à tona em setembro de 2006, mas o oferecimento da denúncia só ocorreu em 23 de fevereiro de 2010, sendo ela recebida em 16 de junho daquele ano.
Read more...
quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tarifa média das diárias nos hotéis de Guarujá é a 3ª maior do País

0 comentários

Simone Queirós

Além de ter alguns dos melhores hotéis da região, Guarujá agora conseguiu outro título: possui uma das diárias mais caras do País. De acordo com a pesquisa Hotel Price Index, o valor médio de uma diária na rede hoteleira no Município foi de R$ 445,00 no ano passado.

Trata-se da terceira média mais alta do País, atrás apenas de Angra dos Reis (R$ 482,00) e Rio de Janeiro (R$ 454,00). O valor subiu 13% comparado ao ano anterior, quando a diária média era de R$ 393,00.

O Hotel Price Index é uma pesquisa periódica de preços de hotéis para os principais destinos do mundo. O levantamento baseia-se em reservas feitas no site Hoteis.com, realizador da pesquisa.
Os preços exibidos são aqueles realmente pagos pelos clientes, e não, tarifas anunciadas. É utilizada uma média ponderada com base no número de quartos vendidos nos mercados 
operados pelo Hoteis.com. Esta é a 9ª edição da pesquisa, que tem como amostra mais de 155 mil estabelecimentos. 


Read more...

Prefeita de Cubatão, Marcia Rosa é cassada pela Justiça Eleitoral

0 comentários

Marcia Rosa Mendonça e Silva não poderá se eleger nos próximos 8 anos.
Decisão do juiz eleitoral Dr. Sérgio Ludovico Martins saiu nesta quinta-feira.




A Prefeita de Cubatão, Marcia Rosa Mendonça e Silva, foi cassada, em primeira instância, no começo da tarde desta quinta-feira (23), pela Justiça Eleitoral. A decisão do juiz eleitoral Dr. Sérgio Ludovico Martins determina a cassação do mandato da prefeita e do vice, Donizete Tavares do Nascimento. Marcia Rosa continua no comando da prefeitura com poderes legais, já que ainda pode entrar com recursos.
O juiz eleitoral reconheceu que Marcia Rosa, como parte da Coligação do Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade, "abusou do poder político e de autoridade". Com isso, Marcia Rosa não poderá se eleger pelos próximos oito anos, além de ter o diploma de prefeita cassado.
Segundo a Prefeitura de Cubatão, a sentença é passível de recurso em segunda e terceira instâncias e somente após o julgamento é que será proferida uma decisão definitiva. "As provas serão apreciadas novamente em segunda instância e comprovarão que não houve qualquer tipo de ação ilegal por parte do Governo", afirma Paulo Toledo, secretário municipal de Assuntos Jurídicos.
Processo
As investigações começaram após um pedido da Coligação Cubatão Pode Mais com a Força do Povo (PSDB, PR, PP, PSB, PMN e DEM), que solicitou a abertura de 'Investigação Judicial Eleitoral' contra Marcia Rosa, Donizete Tavares, Lúcia Rocha e Leonardo Correia dos Santos, atribuindo-lhes a prática do abuso de poder político e de autoridade, na modalidade do uso da máquina pública, com o objetivo de trazer desigualdade ao pleito eleitoral de 2012.
(G1)
Read more...
quarta-feira, 22 de maio de 2013

Polícia recupera barco roubado de aposentados em Guarujá

0 comentários

Tribuna digital

A Polícia Civil recuperou na manhã desta quarta-feira o barco roubado de dois aposentados que pescavam na Praia do Goes, em Guarujá, segunda-feira. A embarcação usada pela quadrilha foi encontrada na mesma ação e apreendida. A investigação já identificou dois autores do crime.

O chefe dos investigadores da Delegacia Sede de Guarujá, Paulo Carvalhal, contou que havia informações sobre a localização dos barcos e eles foram achados por volta das 10h30 no Rio do Meio, perto de um barraco na região de palafitas. O local fica a aproximadamente um quilômetro do ponto do assalto.

Os investigadores do Guarujá contaram com apoio da equipe da Delegacia Sede de Cubatão, que fez buscas pelo mar enquanto os policiais da Cidade atuavam por terra. Os equipamentos de pesca roubados e os ladrões não foram localizados.

Carvalhal explicou que já tem a identificação de dois dos quatro ladrões, mas os nomes não foram divulgados para não prejudicar a apuração. Denúncias anônimas sobre o paradeiro da quadrilha podem ser transmitidas à polícia de Guarujá pelo telefone 3386-6992.

Praia do Goes

As vítimas do roubo foram dois aposentados, de 56 e 66 anos, que pescavam perto da Fortaleza da Barra, na Praia do Goes, por volta do meio-dia de segunda-feira. Um barco com quatro ladrões se aproximou e a quadrilha, que estava armada, rendeu as vítimas.

Dois assaltantes passaram para o barco dos aposentados e seguiram com eles até a Praia do Limão, onde as vítimas foram deixadas. Após a fuga dos autores, os aposentados foram resgatados por um barco que passava pela área. 
Read more...

BRASILEIROS NO MUNDO EM NOSSO BLOG

0 comentários

Ídolo na Polônia, o jogador de vôlei, Lipe é convocado para a seleção brasileira

Luiz Felipe Fonteles, o Lipe, trocou o clima ameno do Rio de Janeiro pelo frio de Kedzierzyn Kozle, na Polônia, mas foi lá que recebeu o calor da torcida. O ponteiro do RJX, na edição 2011/12 da Superliga, não era badalado como os companheiros de equipe, virou ídolo defendendo o Zaksa em 2012/2013. E, mais do que isso, aprendeu o estilo de jogo polonês e promete ajudar o Brasil durante a preparação da seleção para o Mundial.
“ Querendo ou não a gente pega a experiência de como o sistema deles funciona. Então, com certeza, tem já um pouquinho desse feedback que posso passar para eles. Não só da Polônia, mas de tudo que vi no campeonato europeu, na Champions (Liga dos Campeões) e principalmente os times russos, como eles vêm
jogando, a parte estratégica deles” - disse Lipe.

Acidente com balão na Turquia
Motivados pela novela da Rede Globo, Salve Jorge, que teve como principal cenário a região da Capadócia  na Turquia, o turismo de brasileiros no local aumentou muito. É o caso do grupo que foi fazer o passeio de balão para apreciar as belezas exóticas do local, que acabou em tragédia. Três brasileiros morreram e outros seis permanecem internados.

Brasileira escapa de tornado em Oklahoma City (EUA)
Por aproximadamente 20 minutos, a brasileira Patrícia Paes conseguiu fugir do local onde o tornado casou grande destruição. Moradora da cidade desde 1.996, diz que estava em seu local de trabalho, quando uma sirene avisou a chegada do tornado e na hora decidiu não ir para o abrigo e foi para o norte, região onde mora e que não foi atingida pela tragédia.

Nosso blog, cidade de Guarujá online, é lido por brasileiros residentes nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Polônia, França, Reino Unido, Portugal, Espanha, Japão, Irlanda, Paquistão, Chile, China, Ucrânia, Argentina e também pelos que aqui residem.

Read more...

Mulher é presa com 10 quilos de crack em Guarujá

0 comentários



A suspeita, Indaiá Moraes da Silva, de 35 anos, estava em um ônibus que seguia de Guarujá para a capital paulista. A prisão foi realizada pela Polícia Civil, depois de uma denúncia anônima.

"Os policiais interceptaram o coletivo e pediram para que o motorista parasse, e identificaram a suspeita. Ela foi obrigada a descer, e quando abriram o compartimento de carga encontraram uma mala que a suspeita identificou como sendo dela, onde estava a droga", relata o delegado Aloizio Pires de Araújo.

"Ela ia ganhar R$ 300 para buscar a droga em Guarujá e levar para a Capital. Normalmente, se busca o entorpecente em São Paulo, onde é maior o foco de tráfico, em razão do potencial da cidade. É muito preocupante, mas nós estamos alertas, atentos a esse tipo de postura dos traficantes, para conseguir cortar esse cordão umbilical com relação a Baixada Santista”, diz o delegado.

Read more...
terça-feira, 21 de maio de 2013

POLÍCIA

0 comentários

Adolescente é vítima de tentativa de assassinato em Guarujá
Tribuna digital
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de assassinato na madrugada desta terça-feira, na Enseada, em Guarujá, e acabou ferido na perna. Os autores do crime conseguiram fugir sem serem identificados.

O atentado aconteceu na esquina das ruas Dez e Acre. De acordo com o relato da vítima à polícia, por volta das 3 horas ela caminhava pelo local quando apareceram duas motos ocupadas apenas pelos pilotos.

Quando a dupla se aproximou do adolescente, atirou diversas vezes na direção dele. O garoto foi atingido por dois tiros na perna esquerda.

Fugiram

Os motoqueiros fugiram e o ferido foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada. Uma equipe da Polícia Militar foi avisada sobre o ataque e foi até a unidade de saúde atender a ocorrência.

O jovem contou aos policiais o que havia acontecido e afirmou não saber quem poderia ter atirado contra ele. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarujá informou que o paciente recebeu alta após ser medicado.

O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá sob a natureza de tentativa de homicídio. O chefe dos investigadores da unidade, Paulo Carvalhal, contou que serão checadas as circunstâncias do ataque. Ele comentou que o adolescente tem passagem pela polícia.

Qualquer informação que auxilie a esclarecer a ocorrência pode ser passada para a polícia por meio do telefone 3386-6992. Não é preciso se identificar.

Read more...

MOSAICO

0 comentários

Roberto Sassi e Colaboradores

Daige, firme e forte

Informação equivocada do 'sério' vereador Tody, na sessão desta terça-feira (21) da Câmara de Guarujá levou o presidente Marcelo Squassoni a erro. Pela TV Câmara, Tody correu à mesa da presidência, para alertar que o ex-prefeito Jayme Daige estava internado no Hospital Santo Amaro. Nada era verdade. Coincidentemente, o ex-prefeito encontrava-se, na hora da sessão do Legislativo, bem próximo da Casa de Leis e seus amigos teriam dito: "Este Tody mais parece um Todinho".

HSA não confirma
No Hospital Santo Amaro, a internação do ex-prefeito, também não foi confirmada. No máximo, Daige teria ido ao hospital a fim de visitar algum correligionário, ou saber se tudo andava bem por lá. Certamente, o vereador Tody não teve intenção de confundir o presidente da Câmara, muito menos desrespeitar o ex-prefeito.

Aumento, só após assembléia
Tetantiva de votar o reajuste do funcionalismo municipal de Guarujá esbarrou na Câmara e até o líder da prefeita Antonieta, veeador Jaiminho Ferreira Filho reconheceu que primeiro é preciso votar outro projeto complementar, também enviado pelo Executivo para, em seguida, debater sobre o reajuste. O Sindserv não aceitou a proposta de 8% e aguarda decisão da assembléia da categoria nesta quinta-feira (23). A Câmara pode se reunir, extraordinariamente, na sexta, para definir o reajuste.

"Quem decide é a categoria"
Aproveitando a brecha, o único vereador da oposição - segundo ele mesmo se intitula, Edilson Dias (PT) já firmou posicionamento: "Só voto no porcentual que os servidores decidirem". Os demais vereadores devem estar pensando a mesma coisa, mas nem sempre pensar é poder agir.

Título para Alphaville
Bairro famoso e prestigiado de Barueri (Grande São Paulo), Alphaville tem moradores de proa como artistas, jogadores milionários do futebol, empresários e profissionais bem sucedidos. Nada de mal neste aspecto. Entre os quais - com duas residências, aqui no Jardim Acapulco (domicílio eleitoral) e outra em Alphaville, o atual presidente da Câmara, Marcelo Squassoni bem que poderia receber o título de Cidadão de Guarujá, como sugeriu o também vereador Val Advogado.
Read more...

Mineirinho, surfista de Guarujá é o número 1 do mundo do ranking mundial

0 comentários


O atleta assumiu a liderança do ranking após conquistar o vice-campeonato da etapa brasileira do WCT.
Nas quartas-de-final ele simplesmente eliminou o supercampeão Kelly Slater.
A semifinal, foi considerada por muitos a bateria mais eletrizante. Mineirinho eliminou nos segundos finais o amigo e companheiro de equipe,  Gabriel Medina que é de Maresias.
A grande final foi contra o sul-africano Jordy Smith que levou a melhor. Mas Mineirinho o superou na classificação do mundial.
No ranking três brasileiros estão entre os 10 primeiros colocados. Confira:
1. Adriano de Souza (BRA), 18.500 pontos
2. Jordy Smith (AFS), 18.250
3. Mick Fanning (AUS), 18.200
4. Kelly Slater (EUA), 16.950
5. Taj Burrow (AUS), 15.700
6. Nat Young (EUA), 13.750
7. Filipe Toledo (BRA), 12.150
8. Joel Parkinson (AUS), 11.500
9. Michel Bourez (PYF), 11.000
10.
Gabriel Medina (BRA), 10.000



Read more...

Fotógrafo da Prefeitura tem trabalho exposto em mural permanente na Câmara

0 comentários



A Câmara Municipal de Guarujá inaugurou mural com fotos do Município, do acervo do fotógrafo da Prefeitura, Pedro Rezende. A parede fica em frente ao Espaço Cultural “Vereador Alberto Marques”, tem 2,70 m de altura, 17 m de comprimento e é preenchida com 57 fotos em preto e branco. As fotos retratam principalmente as belezas naturais de Guarujá e os pontos turísticos, como a Fortaleza da Barra Grande e o Forte dos Andradas.
O fotógrafo trabalha na Prefeitura desde novembro de 2011 e já soma mais de 100 mil fotos apenas em Guarujá. Ele também teve suas arte exposta na Semana do Índio de 2009, em São Sebastião, e no Revela Bertioga, no ano passado. “Fui pego de surpresa, porque não estava esperando por esse convite. Fiquei feliz pela lembrança”, disse Rezende.
Read more...

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites